BOVINOS

Período de Seca e Seus Desafios: Engorda e Terminação

25/06/2020

Por Msc. Mayara Clepf Bailoni Santos

Médica Veterinária e Mestre em Nutrição e Produção Animal (CRMV/SP 30279)

Gerente de Controle de Qualidade – Qualy Nutrição Animal

O objetivo de suplementação de animais em fase de engorda ou terminação é melhorar o desempenho e resultados zootécnicos pelo fornecimento adicional de nutrientes e garantir peso de abate e acabamento. Como já vimos, o período de seca tem menor disponibilidade de forragem para os animais e a proteína torna-se limitante no desempenho e resultados.

Uma suplementação balanceada deve apresentar quantidade suficiente de proteína para otimizar o ambiente ruminal, além de balanço preciso entre proteína verdadeira e uréia, permitindo então melhor eficiência da síntese microbiana. O ganho de peso médio diário de um animal é obtido através da energia gerada no processo fermentativo dentro do rúmen e do crescimento microbiano, que é o resultado deste processo. Então, quanto melhor for a degradação da forragem, mesmo em condições do período de seca, maior será a síntese microbiana e maior desempenho dos animais.

Para que seu animal tenha o desempenho e resultados superiores neste período de seca, a suplementação com alimentos proteinados é a estratégia que melhor apresenta custo: benefício.

Nas categorias engorda e terminação a utilização de semiconfinamento ou confinamento são alternativas muito interessantes, pois estamos tratando de categorias que consomem muita forragem e possuem necessidade elevada de mantença.

Como sugestão de estratégias de suplementação, temos os produtos QUALYPROTEIN 40, QUALYPROTEIN 500QUALYPROTEIN 1000.

  • QUALYPROTEIN 40: Suplemento mineral proteico de alto consumo farelado. Produto balanceado e formulado com matérias primas de alta qualidade, rico em proteínas minerais e vitaminas. Veja mais em: QUALYPROTEIN 40.

  • QUALYPROTEIN 500: Produto concentrado farelado, balanceado que proporciona aporte de alta qualidade, maximiza conversão alimentar e ganho de peso de carcaça, além de estimular o marmoreio da carne. Veja mais em : QUALYPROTEIN 500.

  • QUALYPROTEIN 1000: Produto concentrado farelado, rico em proteína, energia, minerais, vitaminas e aditivos promotores de crescimento. Veja mais em: QUALYPROTEIN 1000.

Para maiores informações e dúvidas temos uma equipe de vendas e o suporte técnico a sua disposição, entre em contato!

Referências bibliográficas consultadas:

Andriguetto, J.M.; Perly, L.; Minardi, I.; Gemael, A.; Flemming, J.S.; Souza, G.A.; Filho, A.B. Nutrição animal, as bases e os fundamentos da nutrição animal. Nobel. 4ª Ed, 1988.

National Research Council – NRC. 1997. The Role of Chromium in Animal Nutrition. The National Academies Press, Washington.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *