BOVINOS

Período de Seca e Seus Desafios: Reprodução e Novilhas

16/06/2020

Por Msc. Mayara Clepf Bailoni Santos

Médica Veterinária e Mestre em Nutrição e Produção Animal (CRMV/SP 30279)

Gerente de Controle de Qualidade – Qualy Nutrição Animal

qualyprotein

A permanência de uma fêmea no rebanho está relacionada com a sua idade ao primeiro parto e com o intervalo de partos, pois estas características determinam o início e a duração da sua fase produtiva e também a eficiência da produção de bezerros desmamados. Animais em reprodução têm um grande desafio no período de seca, pois precisam extrair ao máximo os nutrientes dos alimentos.

No período seco do ano, uma das metas a ser alcançada com a suplementação é adequar os níveis deficientes de nitrogênio na forragem, aumentando a eficiência de degradação da fração fibrosa e, consequentemente, a taxa de passagem e o consumo de matéria seca de forragem. Assim, o uso de alimentação suplementar nesta fase é uma opção para suprimento de nutrientes limitantes, o que favorece o aumento da eficiência de utilização das pastagens e do consumo de nutrientes digestíveis.Essa estratégia viabiliza uma melhor condição nutricional da fêmea ao parto e consequentemente um maior êxito na reconcepção.

Como estratégia de suplementação podemos utilizar:

  • Para animais que precisam de uma recuperação ou com escore corporal mais baixo a utilização do QUALYPROTEIN 25 é ideal. Um suplemento mineral proteico e energético de pronto uso para bovinos de corte. Este produto possui virginiamicina que é um melhorador de desempenho e irá potencializar ainda mais os resultados. Produzido com matérias primas de qualidade e alta palatabilidade. Pode ser utilizado o ano todo e estratégico no período da seca.

  • Para animais com bom escore corporal a utilização do QUALYPROTEIN 40 é ideal. Um suplemento mineral proteico de pronto uso para bovinos de corte. Produzido com matérias primas de qualidade e alta palatabilidade. Pode ser utilizado o ano todo e estratégico no período da seca.

Saiba mais sobre nossos produtos clicando em um do itens abaixo e para dúvidas, temos uma equipe de vendas e o suporte técnico a sua disposição.

Referências bibliográficas consultadas:

Andriguetto, J.M.; Perly, L.; Minardi, I.; Gemael, A.; Flemming, J.S.; Souza, G.A.; Filho, A.B. Nutrição animal, as bases e os fundamentos da nutrição animal. Nobel. 4ª Ed, 1988.

National Research Council – NRC. 1997. The Role of Chromium in Animal Nutrition. The National Academies Press, Washington.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *