QUALY NUTRIÇÃO ANIMAL

Minerais como Forma de Potencializar a Produção Bovina

24/03/2021

Parceria Técnica com EMVEP Jr. (Empresa Júnior de Medicina Veterinária)

Escrito por  Equipe Técnica EMVEP 

Graduandos de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA-USP)

Os minerais Cálcio (Ca) e fósforo (P) são os mais abundantes no organismo animal, responsáveis por diversas funções, desde a composição de ossos até reações em impulsos nervosos, contrações musculares, coagulação sanguínea, ativação de hormônios além de componente do material genético presente em todas as células (P) (MENDONÇA Jr. et al., 2011).

A deficiência de tais nutrientes reflete diretamente no organismo e no sistema produtivo. Pode-se citar consequências relacionadas a alterações no desenvolvimento ósseo em animais jovens, redução da produção de leite e convulsões quando trata-se de cálcio e, no caso de fósforo, uma redução da ingestão de alimentos, perda de peso, redução de fertilidade, alterações ósseas e de apetite, por exemplo (MORAES, 2001).  Em geral, a forma para reverter os casos clínicos é baseada em suplementos nutricionais.

Na produção de bovinos, as exigências variam de acordo com a atividade fisiológica, nível e fase de produção, sendo que, o desequilíbrio nutricional atrapalha o alcance do máximo potencial reprodutivo e produtivo do rebanho (BALSALOBRE e RAMALHO, 2010).

Em geral, a deficiência de cálcio é rara em bovinos de corte, visto que as pastagens tropicais possuem níveis favoráveis do mineral e as exigências não são altas. De maneira diferente, na bovinocultura de leite, as exigências são mais elevadas. Ao se tratar de fósforo, a deficiência é mais preocupante, uma vez que as concentrações nas pastagens brasileiras são insuficientes, sendo as vacas jovens as que mais sofrem com a carência, seguidas de vacas adultas, animais em crescimento, animais em terminação e recém desmamados.

A principal fonte de minerais são os alimentos, entretanto, as exigências dos animais muitas vezes ultrapassam as fornecidas pelas pastagens (MORAES, 2001) e, por isso, o ideal é que sejam corrigidos por meio de suplementação, a qual deve ser baseada nas exigências de acordo com materiais como NRC. Desse modo, destaca-se a importância de escolher um produto de qualidade e com alta biodisponibilidade de tais nutrientes, ou seja, aquele que possui minerais que são devidamente absorvidos e aproveitados pelo organismo.

Hoje, pesquisas mostram consequências que um desequilíbrio de cálcio e fósforo causam, na produção animal, um desequilíbrio que leva a variações nas reações orgânicas, na qualidade e quantidade produtiva e, por fim, reflete no investimento realizado.

Para vacas em lactação de alto nível produtivo, apenas a suplementação mineral e pastagem não são suficientes, sendo necessária a presença de concentrado e volumoso de alta qualidade no manejo. No caso de vacas de baixa produção, trabalhar com suplementação mineral e sistema de pastejo são capazes de equilibrar as concentrações de cálcio e fósforo, assim como em bovinos de corte criados a pasto (VILELA et al., 2016).

Sendo assim, garantir uma nutrição mineral adequada e balanceada, capaz de prevenir deficiências, garante a melhora da produção de leite, das taxas reprodutivas e do desenvolvimento corporal dos animais, índices importantes para a produção de leite ou carne.

A partir dos dados e observando o reflexo de um manejo nutricional com cálcio e fósforo, a Qualy Nutrição Animal traz em seus produtos da linha QualyPhos o equilíbrio esperado para cada tipo e nível de produção, a fim de potencializá-las.

Referências bibliográficas consultadas:

BALSALOBRE, M.A.A., RAMALHO, T.R.A. Suplementação mineral para bovinos de corte. In: Pires, A.V. Bovinocultura de Corte, v.1, Piracicaba: FEALQ, 2010, p.331-349.

MENDONÇA JÚNIOR, Antonio Francisco de et al. Minerais: Importância de Uso na Dieta de Ruminantes. Agropecuária Científica no Semi-Árido, Patos, v. 07, n. 01, p. 01-13, mar. 2011.

MORAES, Sheila da Silva. Principais deficiências minerais em bovinos de corte. Campo Grande: Embrapa, 2001.

VILELA, Danniel Ferreira et al. Exigências de cálcio e fósforo na nutrição de bovinos. Nutritime, Viçosa, v. 13, n. 2, p. 4601-4608, abr. 2016.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário