BOVINOS

Nutrição de Bezerros

05/08/2020

Por Msc. Mayara Clepf Bailoni Santos

Médica Veterinária e Mestre em Nutrição e Produção Animal (CRMV/SP 30279)

Gerente de Controle de Qualidade – Qualy Nutrição Animal

Após o nascimento, o bezerro apresenta o estômago com características diferentes do ruminante adulto, muito semelhante aos monogástricos. Com isso, não é capaz de utilizar alimentos sólidos. Para o desenvolvimento do órgão é fundamental o aleitamento para que todas as condições fisiológicas e bioquímicas da utilização do leite promova o desenvolvimento deste órgão e suas funcionalidades. Sob condições normais de alimentação e manejo, em torno de noventa dias este bezerro se transforma em ruminante com habilidade para ingestão de alimentos volumosos e concentrados. Seu rúmen-retículo apresentará atividade microbiana relevante, desenvolvimento de papilas em suas paredes e capacidade de absorção de nutrientes pelas paredes do rúmen-retículo.

Os bezerros precisam ter uma alimentação balanceada que está diretamente relacionada à sanidade e prevenção de várias doenças que podem prejudicar a produtividade do animal. A proteína e os minerais são os principais componentes dessa nutrição. As fibras devem fazer parte em menor porcentagem. Essa alimentação pode ser oferecida durante a fase de desmama, que pode ser entre 90 dias e nove meses de idade. Enquanto o bezerro estiver em amamentação, o suplemento não deve ser oferecido, pois o leite tem todos os compostos para atender as necessidades nutricionais. Lembrando que a ingestão de água também é fundamental.

pro bezerro

Para uma nutrição excelente de bezerros precoces, temos algumas dicas:

    • Proteína bruta da dieta deve estar entre 16 e 20%;
    • Adequada suplementação mineral e vitamínica;
    • Baixo nível de fibras na dieta;
    • Se utilizar uma dieta contendo ureia a porcentagem deve atender até 3% da dieta e deve ser feito adaptação dos animais de no mínimo 14 dias. O cocho deve ser coberto;
    • Água limpa e à vontade;
    • Construa um creep feeding. Nada mais é que um cercado que permite a entrada somente dos animais jovens e sua porta deve ter altura e largura que permita somente a entrada dos bezerros, evitando que os animais adultos consumam essa alimentação.

Com estas dicas e nossos produtos PRO BEZERRO E PRO BITELO, garantimos a adequada nutrição e saúde dos animais. Nossos produtos são peletizados e com alta palatabilidade. Produtos peletizados que sofrem tratamento térmico para sua produção, aumentam a digestibilidade e estimulam seu consumo precoce.

Para conhecer melhor nossos produtos entre em contato com nossa equipe de vendas ou nos envie uma mensagem, estamos à disposição para atendê-lo.

Referências bibliográficas consultadas:

Andriguetto, J.M.; Perly, L.; Minardi, I.; Gemael, A.; Flemming, J.S.; Souza, G.A.; Filho, A.B. Nutrição animal, as bases e os fundamentos da nutrição animal. Nobel. 4ª Ed, 1988.

Cezar, I.M.; Euclides Filho, K.  Novilho precoce: reflexos na eficiência e economicidade do sistema de produção. Campogrande: EMBRAPA/CNPGC,  1996.  31p.  (Documentos, 66).

National Research Council – NRC. 1997. The Role of Chromium in Animal Nutrition. The National Academies Press, Washington.

Conheça nossa linha para bovinos leite:

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário