QUALY NUTRIÇÃO ANIMAL

Efeitos Nutricionais e Falhas Reprodutivas em Bovinos

19/04/2021

Parceria Técnica com EMVEP Jr. (Empresa Júnior de Medicina Veterinária)

Escrito por  Equipe Técnica EMVEP 

Graduandos de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA-USP)

A adequada eficiência reprodutiva em um rebanho bovino é necessária para garantir seu potencial produtivo, tanto no mercado de corte (fase de cria), gerando maior número de produtos, ou em rebanhos leiteiros, com a garantia da manutenção do número de animais em lactação.

As falhas na reprodução podem ser relacionadas ao macho, à fêmea ou a ambos, e vão desde o adequado desenvolvimento dos gametas e a utilização correta de biotecnologias, passando pela concepção do bezerro e pelo período de gestação e peri-parto. Desse modo, qualquer alteração em um desses processos reprodutivos pode interferir com maior ou menor intensidade no sistema de produção.

As alterações no sistema reprodutivo podem ser causadas por condições genéticas ou ambientais, as quais compreendem causas diversas como doenças hereditárias ou adquiridas (por exemplo parasitárias), e problemas de manejo ou nutricionais, os quais impedem concepção ou gestação, levando a índices mais baixos de produção. Relacionados à nutrição, diversos estudos demonstram como diferentes nutrientes refletem na reprodução em machos e em fêmeas. Dentre as alterações comuns em machos, o touro pode apresentar problemas na qualidade do sêmen, sendo a carência de vitaminas A e/ou E um importante fator capaz de gerar interferência, uma vez que são vitaminas relacionadas à diferenciação celular e ao caráter antioxidante, respectivamente. Além das vitaminas, minerais como manganês e selênio e os carboidratos são importantes para a produção de espermatozoides e para a composição do plasma seminal.

No caso das fêmeas, irregularidades no ciclo reprodutivo já foram relatadas, sendo relacionadas à falta de vitaminas e a níveis impróprios de proteína e/ou carboidratos na dieta. Além disso, a importância da nutrição e de uma dieta balanceada se faz presente tanto na fase peri-parto, evitando distúrbios metabólicos durante a lactação como a cetose, hipocalcemia puerperal, balanço energético negativo, acidose ruminal e esteatose hepática, quanto na fase pós-parto, quando o desempenho é relacionado ao escore de condição corporal (ECC) e, consequentemente, dependente do balanço energético. Tais distúrbios são responsáveis por problemas no trato reprodutivo e dificuldade para o retorno da vaca ao cio, especialmente relacionados a falhas na ovulação, resultando em dificuldade para emprenhar e manter a gestação..

Na prática, como resultado de uma má alimentação, observa-se menor taxa de concepção na estação de monta, resultando diretamente em gastos para a realização de mais protocolos de inseminação, além de maiores taxas de perda embrionária e de aborto e, portanto, menores os números de nascimento ao ano de animais saudáveis e com bom desempenho na fase de cria no caso de animais de corte..

Dentre as alterações que podem acometer a reprodução na bovinocultura, as causadas por problemas nutricionais são prevenidas baseando-se em dietas balanceadas, com aporte adequado de nutrientes que respeitem as exigências de cada categoria animal. Assim, a nutrição faz parte de estratégias de melhoria adotadas nas propriedades que desejam aumentar seus resultados reprodutivos e, consequentemente, a taxa de retorno (lucratividade).

Neste cenário e, ao saber as necessidades do produtor brasileiro, a Qualy Nutrição Animal possui um catálogo com produtos que atendem às diferentes fases produtivas com ingredientes selecionados e garantia de qualidade.

Referências bibliográficas consultadas:

SILVA, E. I. C. da. Relação e Efeitos Bioquímico-Nutricionais Sobre as Falhas Reprodutivas dos Bovinos. Agrope Ifpebj, [s. l], v. 1, n. 1, p. 2-11, abr. 2020.

SARTORI, Roberto. Fatores nutricionais associados à reprodução da fêmea bovina. Revista Brasileira de Zootecnia, Piracicaba, v. 39. jun. 2010. https://doi.org/10.1590/S1516-35982010001300047

Lucy, M.C. Reproductive Loss in High-Producing Dairy Cattle: Where Will It End?. J. Dairy Sci. 84:1277–1293.

Vasconcelos, J.L.M. et al. Reproductive programs for beef cattle: incorporating management and reproductive techniques for better fertility. Anim Reprod, vol.14 n3,

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário