QUALY NUTRIÇÃO ANIMAL

FÉRIAS PARA CAVALOS ATLETAS

22/12/2021

Por Msc. Mayara Clepf Bailoni Santos

Médica Veterinária e Mestre em Ciências – Nutrição e Produção Animal (CRMV/SP 30279)

Gerente de Controle de Qualidade – Qualy Nutrição Animal

Equinos atletas possuem uma demanda de cuidados em todas as fases de vida, desde o nascimento até as preparações para as provas. Estes cuidados consistem em alimentação balanceada, água de qualidade, saúde e sanidade, transporte, entre outros. Eles passam o ano com treinamentos e transportes que podem gerar esforço além do limite fisiológico.

Quando chega o recesso de fim de ano ou meses em que não possuem provas oficiais, os animais recebem seu descanso ou férias, como o proprietário preferir chamar. Mais isso é importante? Faz bem aos animais? Vamos tirar estas dúvidas junto com a Qualy Nutrição Animal!

O que se entende por férias?

É um período prolongado de descanso, permitindo plena recuperação física do animal. Isto quer dizer o descanso muscular, articular, óssea e cardio respiratório. Férias de animais atletas precisam ser bem planejadas e elaboradas. Os animais devem ser soltos a pasto e ter contato com outros animais, permitindo uma melhor expressão de seu comportamento.
Férias são recomendadas?
Dar férias aos animais atletas é muito recomendado. É um período onde o animal pode expressar seu comportamento e ter total recuperação física e mental. Com esse descanso são vários os benefícios para a saúde e ao retornar as atividades apresentará um rendimento melhor.
Quais os cuidados?
Devemos ter atenção em alguns pontos: as mudanças não devem ser bruscas e sim gradativas, a alimentação não deve ser alterada, bem como os horários. Como o animal ficará maior tempo em pastagem, atenção as vermifugações.
Quais vantagens e desvantagens?
A maior vantagem das férias é a redução do estresse físico e mental dos animais e com isso redução de possíveis riscos de lesões ou distúrbios metabólicos e comportamentais. Outro ponto bem importante é a saúde dos cascos que com algumas semanas sem a ferradura, podem ter recuperação dos membros distais.
Em contrapartida, períodos longos de férias podem fazer com que os animais percam o condicionamento físico e com isso risco de lesões ao retorno das atividades. Além destes riscos, o ganho de peso precisa ser considerado e bem acompanhado.
Para o melhor desempenho dos animais atletas, a combinação de descanso, alimentação balanceada e treinamento gera o equilíbrio do sucesso!

Referências bibliográficas consultadas:

Andriguetto, J.M.; Perly, L.; Minardi, I.; Gemael, A.; Flemming, J.S.; Souza, G.A.; Filho, A.B. Nutrição animal, as bases e os fundamentos da nutrição animal. Nobel. 4ª Ed, 1988.
CINTRA, A.G.C. O Cavalo. Características, manejo e alimentação. São Paulo: Rocca 2011, 364p.
Lewis, L.D. Nutrição clínica eqüina. Alimentação e cuidados. São Paulo: Editora Roca, 2000.
National Research Council – NRC. 1997. The Role of Chromium in Animal Nutrition. The National Academies Press, Washington, p.96.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário